Talita Alves
Uma vida com mais motivação - Parte 2
Atualizado: 21 de set. de 2020

A parte 1 desse artigo, procuramos explorar e criar uma lista de tudo o que é importante para nós.
#ficaadica: Caso não tenha feito a Parte 1, vá na primeira parte e faça sua lista – Link
A lista nasceu das seguintes perguntas:
O que você ama fazer?
O que você faz bem feito?
O que posso ser pago para fazer?
O que é vom para o Mundo?
Agora com essa lista em mãos, iremos correlacionar o que foi listado para chegarmos ao entendimento do que realmente nos dá Motivação.
#ficaadica: Antes de começar, procure separar um tempo para fazer essa atividade, faça com seriedade e seja verdadeiro com você. Aproveite essa oportunidade.
Paixão
A origem latina de paixão, grego Pathe, sentir intensamente. Remete ao fazer sem esforço (apaixonadamente e em fluxo), algo que naturalmente acontece quando compreendemos os impactos positivos daquilo que realizamos (mérito).
O que eu amo fazer + O que eu posso fazer bem feito
Aqui o primeiro passo é verificar se existe conexão entre a primeira e a segunda lista.
Olhe para as duas listas e conecte as palavras que possuam correlação. Reescreva em uma nova lista, assim você entenderá melhor o que você faz por Paixão.
#ficaadica: Faça com seriedade e seja verdadeiro com você.
Profissão
Vem do latim “professione”, que significa “declaração” e “ofício”. Só é um profissional aquele que se assume frente às competências que o definem e diferenciam, algo que nem sempre está presente em um trabalhador, uma vez que posso trabalhar com algo sem me entender como um profissional.
O que eu posso fazer bem feito + O que posso ser pago para fazer
Seguindo a idéia do primeiro passo, verifique se existe conexão entre a segunda e a terceira lista .
Olhe para as duas listas e conecte as palavras que possuam correlação. Reescreva em uma nova lista, assim você entenderá melhor o que você faz que possa ser Profissão.
#ficaadica: Aproveite essa oportunidade.
Vocação
É o termo que tem derivação do latim “vocare” que significa “chamar”. É a habilidade – ou tendência – que leva o indivíduo a exercer determinada carreira ou profissão. Portanto, a vocação é o chamado para a ação que está presente na intercessão entre o que amamos fazer e quando resolvemos agir na direção deste chamado.
O que posso ser pago para fazer + O que é bom para o Mundo
Terceiro passo, verifique se existe conexão entre a terceira e quarta lista .
Olhe para as duas listas e conecte as palavras que possuam correlação. Reescreva em uma nova lista, assim você entenderá melhor o que você faz por Vocação.
#ficaadica: Seja verdadeiro com você.
Missão
A origem da palavra significa enviar, mandar (mittere). Portanto, descobrir a própria missão é o fechamento de uma vida culminada de significado e propósito, uma vez que é a resposta para a pergunta “para que eu vim?”. Entender a missão significa unir um elevado sentido de propósito com a percepção de nosso amor pelo que fazemos.
O que é bom para o Mundo + O que eu Amo fazer
Último passo da parte 2, verifique se existe conexão entre a quarta e primeira lista .
Olhe para as duas listas e conecte as palavras que possuam correlação. Reescreva em uma nova lista, assim você entenderá melhor o que você faz como Missão.
Agora com essa nova lista em mãos você ganhou um novo significado para tudo o que você listou. Você tem a chance de perceber um novo significado em cada uma dessas atividades e com isso alimentar a sua vida com mais Motivação.
Essa é a parte 2 de 3 e na continuação desse Artigo iremos descobrir algo que poderemos chamar de Razão de Viver ou IKIGAI.
No artigo parte 3 entenderemos melhor o por que da importância de encontrarmos nosso IKIGAI.
Por Marcelo Menezes coach