• Talita Alves

NEWS ARQ&SAÚDE | 02 DE FEVEREIRO DE 2021



PROJETOS DE REFORMA: COMO REALIZÁ-LOS ATENDENDO ÀS NORMAS DE SAÚDE?

Quando falamos de projetos de reforma é sempre um desafio. Mais ainda se o projeto se tratar de um estabelecimento para a saúde. Além das limitações presentes na edificação existente é necessário atender um conjunto de normas.


Sabemos que nem sempre é possível a adequação completa do estabelecimento e nesses casos é preciso priorizar o fluxo trabalho, material e usuário propostos, sem colocar em risco aos usuários ou ao meio ambiente.


Mas, um grande problema é que às vezes a edificação simplesmente não suporta essa atividade. Não dá para colocar o Amazonas dentro de Goiás, isso é fato. Mas como fazemos nestes casos?


Bom, primeiro para se fazer um projeto para a saúde, o arquiteto responsável pelo projeto precisa conhecer as normas e legislações que tratam aquele estabelecimento. Isso ajuda na conversa com o cliente, orientando sobre como a legislação trata estes

casos.


Em segundo lugar, tente entender com bastante clareza como são realizadas as atividades propostas no espaço. Somente entendendo essa atividade, você vai conseguir propor um espaço realmente funcional. E poderá orientá-lo sobre as reais possibilidades que o espaço dele comporta.


Com essas informações reunidas é hora de realizar o projeto. Sabe-se que é permitida uma tolerância de até 5% nas dimensões mínimas em casos de reforma. Seja bastante prudente ao utilizar essa flexibilidade e priorize sempre o melhor fluxo de trabalho.


Uma última dica importantíssima: Não realize nenhuma adequação no estabelecimento antes de aprová-lo junto à Vigilância Sanitária local. Somente a aprovação do projeto te dará segurança para realizar as adequações dentro do que é exigido pela legislação e pela Vigilância Sanitária.


A partir de hoje, 02/02/2021, todas as terças-feiras eu pretendo realizar uma live lá no meu perfil do Instagram: @maral.arq, com as dúvidas mais frequentes sobre projetos para a saúde e a aprovação dos mesmos junto à Vigilância Sanitária.


O tema da live de hoje é exatamente este: “Projetos de reformas em estabelecimentos de saúde”. Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então aproveita que tem uma caixinha aberta lá nos meus stories e deixa sua pergunta lá.

Live semanal: Projetos de reformas em estabelecimentos de saúde

Data: 02/02/2021 – 19h

Instagram: @maral.arq - https://www.instagram.com/maral.arq/

 

“Fala Amanda” é um artigo de opinião onde semanalmente emito minha opinião sobre

um assunto que envolve Arquitetura, Saúde e Vigilância Sanitária.



 



Vacinação de arquiteta traz questionamentos na internet

No dia 19/01/2021, uma arquiteta de Recife-PE foi vacinada contra o Covid-19 e levantou vários questionamentos sobre ela ter ou não furado a fila da vacinação.


A arquiteta trabalha no Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem e atua diretamente nos ambientes de UTI e enfermaria da unidade. Muitas pessoas, inclusive outros arquitetos, questionaram o fato dela tomar vacina e mais ainda qual seria a atuação dela no hospital.


O CAU/PE e a Secretaria Estadual de Saúde emitiram notas defendendo a arquiteta. E você? O que pensa sobre o assunto? Eu escrevi minha opinião num post lá no meu perfil do Instagram @maral.arq (https://www.instagram.com/maral.arq/). Aproveita para me dizer o que acha sobre o assunto.


Para saber mais, acesse o seguinte link:

https://www.folhape.com.br/noticias/conselho-defende-arquiteta-vacinada-contra-covid-no-recife-e-e/169792



 



A arquitetura de Nova Orleans e a promoção da saúde na cidade

A National Geografic Brasil publicou um artigo do Andrew Nelson falando de como a arquitetura histórica e o desenho da cidade de Nova Orleans tem promovido saúde ao longo dos séculos.


Na arquitetura da cidade é comum ver espaços abertos privativos como varandas, quintais, sacadas e ainda alguns espaços públicos conhecidos como “áreas neutras” que promovem a convivência social evitando aglomerações. Para o momento de pandemia tornam-se opções de lazer ideais.


FOTO DE CHRISTIAN HEEB, REDUX

Para saber mais sobre a arquitetura de Nova Orleans acesse o link:

https://www.nationalgeographicbrasil.com/viagem/2021/01/arquitetura-historica-e-singular-de-nova-orleans-e-perfeita-pandemia-coronavirus


 



Conass e Organização Pan-Americana de Saúde lançam a Coleção Covid-19

O Conass e a Organização Pan-Americana de Saúde lançaram gratuitamente a Coleção Covid-19. A coletânea de artigos foi preparada por autores de diversas áreas de conhecimento e tratam sobre os aprendizados, perspectivas e lições da pandemia para o SUS e para o país.


Para acessar a coletânea gratuitamente acesse a Biblioteca Digital do Conass! https://www.conass.org.br/biblioteca/



 




Webinar: The real life: Os mitos e verdades dos projetos hospitalares Data: 11/02/2021 – 20h Investimento: Gratuito e online Link: http://bit.ly/webinar-cqh-2021-01



114 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Talita Alves

ARQUITETO PRÓSPERO
CEO & Founder

IMG_20191122_232541_432.jpg

Há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples. Não é preciso muito para ser muito.

- Lina Bo Bardi

Olá, eu sou a Talita Alves, CEO e Founder da plataforma online de educação Arquiteto Próspero.

Minha paixão é criar soluções através do empreendedorismo. Já ajudei diversas empresas e profissionais aumentarem seu faturamento, através de estratégias de vendas, marketing, negociação e prospecção de clientes.

No total foram mais de 100 empresas e profissionais atendidos na área da construção civil.

graf-01.png
graf-01.png
graf-01.png

“Falo por mim, por mais que a gente ache que está fazendo tudo certo, faça o experimento de limpar a mente e seguir a risca as orientações da Talita. Fechei com um cliente que para mim era perdido. Apliquei de novo a tal da apresentação encantadora e de novo estou fechando com ele agora a obra.”

- Rosana Alves

 Depoimentos de Alunos 

MOCKUP EBOOK PLANNER GRATUITO.png

DESCUBRA OS SEGREDOS QUE NINGUÉM TE CONTA PARA ATRAIR CLIENTES QUALIFICADOS PELO INSTAGRAM!

BAIXE AGORA SEU PLANNER GRATUITO

NO PLANNER VOCÊ VAI:

✅ aprender a criar uma marca forte, que expressa sua identidade

✅ aprender a ter uma comunicação que atraia o

cliente ideal

✅ saberá de uma vez por todas o que escrever na legenda

do Instagram

e muito +